sábado, 19 de março de 2011

CRISTIANISMO BÁSICO
Retiro de Carnaval 2011

“Como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão. Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.”
(Colossenses 2:6-8)

Neste, o 30º retiro de carnaval Verdes Pastos da ACEV, estaremos tratando de cristianismo básico – as bases – os alicerces – as raízes da nossa fé Cristã.


Quando eu e Betinha tivemos a idéia, no ano passado, de tratar do feijão e arroz do cristianismo neste retiro, nós fizemos como sempre – sondamos a liderança da ACEV para ver se os irmãos sentiram que o tema era de Deus – e a reação dos nossos pastores e as nossas missionárias foi impressionante! Normalmente a gente espera um bocado de dias para as respostas começarem a aparecer, mas esta vez foi logo uma avalanche de emails dizendo sim – é isso que precisamos – concordamos – é disso que as nossas igrejas precisam ouvir: Cristianismo básico!
Então se você veio para este retiro imaginando descobrir como conseguir dentes de ouro ou como conseguir a unção do riso ou como o sal grosso pode libertar a sua casa de espíritos maus – bom... você veio para o lugar errado – porque viemos aqui para que possamos ficar cada vez mais “enraizados e edificados nele...  enraizados e edificados nele... firmados na fé”!!

Estamos reunidos aqui neste retiro focados em Cristo – para exaltar a Cristo – para renovar o nosso compromisso com Cristo – e para dizer “Só Jesus me satisfaz – Só Jesus é a razão – desta minha alegria – desta minha canção”. Estamos aqui para deixar claro para o diabo que rejeitamos a adulteração da mensagem do Evangelho como está acontecendo no nosso país e pretendemos sair daqui certos da necessidade de nunca edificar a nossa vida sobre a areia dos modismos das “filosofias vãs e enganosas” e sim cada vez mais nos firmar sobre a rocha – a rocha que é Cristo – a rocha da Bíblia sagrada – a rocha da oração – a rocha de nos congregar e ter comunhão na igreja local – a rocha da salvação exclusivamente em Cristo – a rocha do bom testemunho na vida do crente!

Este retiro será rocha rocha rocha porque a base do Cristianismo e da nossa fé tem que ser sempre Jesus Cristo porque é isso que somos – somos de Cristo – somos Cristãos!

O desafio deste retiro irmãos é de voltamos para o autor da nossa fé – desligar os programas mentirosos e heréticos feitos em nome do cristianismo na TV – e nos ligar na oração, na Bíblia, naquilo que realmente cremos, na vida santificada e na importância da comunhão com os nossos irmãos na igreja local.

Você veio pra cá esperando comida japonesa ou chinesa? Pois vai passar fome! Mas se você veio para renovar a sua aliança com Deus na simplicidade e beleza da fé Bíblica – aí sim tem muito feijão, arroz, rapadura e cuscuz! Glória a Deus!

As mensagens deste retiro vão nos desafiar a decidir a quem nós estamos servindo! Estamos “enraizados e edificados nele ou estamos nos atolando nas “filosofias vãs e enganosas” desta era moderna onde uma mentirinha não faz mal e uma roubadazinha não faz mal e namorar com duas ou três meninas ao mesmo tempo não faz mal e assim a santidade voou pela janela a tempo e com ela já se foi à identidade do crente!

Esta é a grande questão deste retiro – IDENTIDADE – pois sem Cristianismo básico de Bíblia e oração – salvação e santificação – o crente não tem identidade! É tudo a mesma coisa! O jovem crente transa antes de casar do jeito do mundo – ele fila na prova do jeito do mundo – ele usa palavrão do jeito do mundo – ele escuta e até canta musica imoral do jeito do mundo... e assim vai a lista sem fim. Perdemos a identidade porque abandonamos as bases da nossa fé – abandonamos o cristianismo básico – e agora cantamos “apaixonado apaixonado” mas nem sabemos se estamos nos referindo a Cristo ou a pessoa sentado ao nosso lado! É uma confusão de identidade crítica, e igreja – ou acordamos e voltamos às nossas bases na rocha Jesus Cristo ou estamos perdidos e vamos terminar como aqueles porcos que correram desorientados pelo diabo sobre o precipício e terminaram no abismo sem volta!

Na sua primeira carta mensal da nova Aliança Evangélica, que circulei para todos os nossos líderes, o Pr. Valdir Steurnagel diz uma das três razões que provocou a criação da nova Aliança de Igrejas e denominações evangélicas ortodoxas é “a percepção de que vivemos uma espécie de “crise de identidade” e já não sabemos muito bem o que é ser evangélico. Como muita coisa que se faz entre nós recebe e/ou se atribui o nome de “evangélico” e como tal é tratado pela imprensa, acabamos nos tornando confusos e inseguros. Afinal, o que é ser evangélico e quais são as marcas de uma vida evangélica? Esta é uma pergunta que nos fazemos com freqüência.”  

Irmãos – a única saída desta crise de identidade Cristã é voltar às nossas raízes pra viver como Cristo viveu e reassumir os valores Bíblicos que aprendemos na Escola dominical!

Ou como o Apóstolo Paulo fala: “Como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados”.

Portanto, este o nosso 30º Retiro Verdes Pastos é um retiro decisivo para a sua vida. É um retiro de decisão! – Você vai continuar arriscando a vida do seu jeito na areia ou vai se firmar na rocha obedecendo a Palavra do Senhor?

Por isso a Miss. Nadja vai trazer uma mensagem desafiadora sobre a Bíblia - porque é na verdade da Palavra que precisamos firmar a nossa fé. A Bíblia é absolutamente básica, essencial, indispensável! – Aí Pr. Gersé vai trazer uma mensagem sobre o batismo para ver quem já tomou este passo de fé e Cristianismo básico? Ele vai enfatizar a importância do batismo para despertar todos que ainda não foram batizados. Queremos ver uma avalanche de gente sendo batizado depois deste retiro! – Mas ligado ao batismo Pr. Gersé vai levantar a questão do testemunho do crente pós-batismo!

O que estamos dizendo é que Bíblia, batismo e testemunho são coisas indispensáveis do Cristianismo básico e autêntico e ortodoxo! Sem estas coisas, desculpe-me a franqueza, mas sem estas coisas você não é evangélico – você não é crente!

Numa outra mensagem deste retiro Pr. Schoeps vai tratar a questão da importância de levar a sério as bases de fé da ACEV porque são elas que nos fazem o que somos. – Se você perguntar a qualquer crente de qualquer igreja evangélica sobre a sua igreja ele vai afirmar que a sua igreja é Bíblica. Agora é na nossa declaração de fé que nós deciframos o que nós entendemos por ser Bíblico – nós destrinchamos os pontos principais da nossa fé Bíblica.

Quem já leu as “Bases de Fé” da ACEV? Onde você pode encontrar a nossa declaração das nossas bases de fé? – Recomendo que cada igreja da ACEV, pelo menos de 3 em 3 anos, deve estudar juntos as nossas bases de fé. Pois é Cristianismo básico!

E aí finalmente nós teremos reflexões sobre mais três coisas do Cristianismo Básico que vem da Bíblia e que estão nas nossas bases de fé: Salvação (Pr. Oséias) / Oração (Miss. Vânea) / e Igreja (Pr. Lindon Carlos). Você realmente entende a doutrina Bíblica da salvação? Pois se você não a entende você não ficará seguro nela e não terá facilidade para explicá-la para o não crente.

E oração? Como vai sua vida de oração? O que poderia ser feita para dinamizar mais o culto de oração da sua igreja e a sua vida pessoal a sós com Deus?

E finalmente a igreja local – precisa ir? – ou pode assistir um culto pela rádio ou TV e ir para a igreja só no dia da Santa Ceia? Seria bom isso? É certo isso?

Bom irmãos - são estas questões básicas que vamos tratar aqui neste retiro e eu estou apenas abrindo o assunto em geral de Cristianismo Básico nesta noite para que a partir de amanhã de manhã a gente pode entrar em profundidade nestes assuntos básicos da fé cristã.

Cada manhã um pastor vai dar uma palavra inicial e depois vamos dividir em três grupos para debater nos grupos aspectos do assunto da manhã – cada um dos 3 grupos será coordenado por um outro pastor ou missionária. No final todos nós voltaremos ao grupão para ouvir os relatórios dos grupos e ouvir uma palavra de encerramento de quem deu a palavra inicial.

Cada noite, depois do louvor será uma pregação normal – e tudo isto está claramente na sua programação na sua pasta do retiro.

Tudo isso irmãos é para que possamos sair deste retiro “enraizados e edificados nele, firmados na fé”!

Amém.

0 comentários:

Postar um comentário