terça-feira, 3 de abril de 2012


Perguntas importantes para a nossa reflexão nessa noite:
Qual o significado da páscoa? Porque ela aconteceu? Como aconteceu?  Qual a principal figura da páscoa? O que tem haver a páscoa judaica com os crentes da Ação evangélica e com todos os que estão conosco nesse momento?O que a páscoa tem haver comigo e com você?
Elucidação: A escravidão dos judeus no Egito.
Introdução: A Páscoa é para Israel o que o dia da independência é para um país, e mais ainda, o último juízo sobre o Egito e a provisão do sacrifício pascoal possibilitaram o livramento da escravidão e a peregrinação do povo para a terra prometida. A páscoa é, segundo o Novo testamento, um símbolo profético da morte de cristo, da salvação e do andar pela fé a partir da redenção (1 Co 5: 6-8)
“Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado. Por isso, celebremos a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malicia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade”.
A páscoa era comemorada no mês de abibe/nisã – corresponde aos nossos meses de março e abril.
A palavra “PÁSCOA”  significa “passar de largo”;  no hebraico é pessach que significa passagem ou passar por cima: "...é a páscoa do Senhor" (Ex.12:11), "Porque o Senhor passará para ferir os egípcios..." (Ex.12:23), "É o sacrifício da páscoa ao Senhor que passou por cima das casas dos filhos de Israel..." (Ex.12:27).
Pois o  anjo destruidor passou de largo as casas onde havia sido  aplicado o sangue do cordeiro nas ombreiras e na verga da porta.  Os detalhes do sacrifício e as ordenanças que  o acompanhavam são muito significativos.
ST. Características do cordeiro da libertação figura principal da páscoa
I.                    O CORDEIRO A PRINCIPAL FIGURA DA PÁSCOA FOI UM CORDEIRO ESCOLHIDO (Exôdo 12:3-6)
O animal para o sacrifício devia ser um cordeiro macho, de um ano, isto é, um carneiro  plenamente desenvolvido  e na plenitude de sua vida.
(1 Pd 1:20) “Conhecido com efeito, antes da fundação do mundo, porém, manifestado no fim dos tempos, por amor de vós”.
Assim Jesus Cristo morreu quando tinha 33 anos aproximadamente.
II.                  O CORDEIRO A PRINCIPAL FIGURA DA PÁSCOA DEVERIA SER SEM DEFEITO (Ex 12:5)
Para assegurar que assim fosse, os israelitas o guardavam em casa durante 4 dias. De igual maneira Jesus era impecável e foi provado durante quarenta dias no deserto.
(1 Pd 1:19) “Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver, transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito”.

III.                O CORDEIRO A PRINCIPAL FIGURA DA PÁSCOA DEVERIA SER ASSADO NO FOGO E COMIDO COM PÃES ASMOS E ERVAS AMARGAS (Ex 12:8)
O fato de assar em vez de cozer o cordeiro exemplifica a perfeição do sacrifício de Cristo e o fato de que deve ser recebido por completo
(João 19:33) Mas, vindo a Jesus e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas”.
Assim como os hebreus comeram a carne que lhes daria força para a peregrinação, por meio da comunhão com Cristo o crente da ACEV recebe  força espiritual para segui-lo.
(João 6:53-56)
Jesus lhes disse: "Eu lhes digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos. Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

∆ O pão sem fermento: simbolizava a sinceridade e a verdade (1 Corintios 5:6-8).
∆ As ervas amargas provavelmente representavam as dificuldades e as provações que acompanhavam a redenção.

(1 Pedro 1:10,11,15, 16)
Foi a respeito dessa salvação que os profetas que falaram da graça destinada a vocês investigaram e examinaram, procurando saber o tempo e as circunstâncias para os quais apontava o Espírito de Cristo que neles estava, quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo e as glórias que se seguiriam àqueles sofrimentos. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo"

IV.               OS JUDEUS DEVERIAM COMER O  CORDEIRO DA LIBERTAÇÃO A PRINCIPAL FIGURA DA PÁSCOA, COM OS LOMBOS CINGIDOS, PREPRARADOS PARA MARCHAR NUM NOVO CAMINHO A FIM DE ENTRAR NA TERRA PROMETIDA (EX 12:11,31)

Deviam comer o cordeiro da páscoa  em pé e vestidos para o momento da partida.
→ Assim o crente deve está pronto para o grande  êxodo final quando Jesus vier (Lucas 12:35)
"Estejam prontos para servir, e conservem acesas as suas candeias”.
CONCLUSÃO:
∆ A Páscoa era uma convocação santa e uma celebração, comemoração perpétua do livramento de Israel da morte. Era um testemunho permanente de que a sua salvação era através do sangue do Cordeiro. O cordeiro que foi morto pelos israelitas fala de Cristo, o Cordeiro de Deus; pois o sangue do cordeiro, apontava para o sacrifício de Cristo, o Cordeiro que tira o pecado do mundo.
∆ Na oferta de Abel (Gn 4), encontramos o Cordeiro tipificado; no carneiro preso entre os arbustos (Gn 22), o Cordeiro foi profetizado; na Páscoa (Êx 12), encontramos o Cordeiro especificado; em Isaías 53 o Cordeiro está personificado; e em João 1 o Cordeiro está identificado: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (v.29);. Em Apocalipse 5, o Cordeiro está magnificado, e em Apocalipse 22 o Cordeiro está glorificado.
“Antes de tudo vos entreguei o que também recebi; que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1Co 15.3-4).
∆ A Páscoa é uma espécie de vida nova. As boas novas então se prorromperam espalhando-se: “Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo!”
∆ Este Homem morreu por VOCÊ; morreu por mim. Veio para morrer. Mas que proveito adviria de um Salvador morto? Ele tinha que viver!
∆ Aquele que estava morto, reviveu. Foram-se as trevas. Resplandece o sol. A vida recebeu um novo significado. Hoje, a morte e a ressurreição de Cristo é demonstrada através da Ceia do Senhor, pois Cristo cumpriu a Páscoa e colocou em seu lugar a Ceia do Senhor, para comemoração de Sua própria morte! Hoje, temos o privilégio de celebrar a Páscoa (Ceia do Senhor) por causa do poderoso triunfo do Filho de Deus sobre o pecado, a morte e o inferno.
∆ Em Sua morte, Cristo deu significado e ampliação à Páscoa. A Páscoa, por sua vez, apresenta o esclarecimento e a interpretação da cruz. A Páscoa é a sombra; a cruz é a substância. A Páscoa é o modelo; a cruz é a perfeição.
∆ Você já recebeu em seu coração esse maravilhoso Salvador que triunfou sobre o pecado, a morte e o inferno? Aceite o cordeiro de Deus, Jesus Cristo, como SENHOR E SALVADOR DE SUA VIDA, hoje.
∆ Se você já aceitou, então, comemore  a páscoa, reflita o sacrifício do cordeiro e celebre a sua vitoria, a sua libertação proporcionada por Jesus Cristo na cruz.
Lindon Carlos

0 comentários:

Postar um comentário